20 de fevereiro de 2019
  • 08:25 6 tendências mundiais de RH para 2019
  • 14:33 KeepTalent registra crescimento de 45% em 2018
  • 16:27 Ainda não planejou sua carreira para 2019? Então comece já!
  • 09:04 Como fazer um networking eficiente nas redes sociais
  • 08:20 Você sabe o que é profissional T-Shaped?

A transformação digital está trazendo mudanças significativas em todos os segmentos de trabalho e impacta também na área de Recursos Humanos.

É preciso estar atento às tendências para saber o que é relevante e o que pode contribuir de forma determinante para uma melhor gestão dos talentos da empresa onde você atua.

Neste post vamos lhe apontar 6 tendências mundiais de RH para 2019.

1 – People Analytics

O People Analytics é uma metodologia que ganha cada vez mais espaço. Esta ferramenta permite a coleta de informações das pessoas e possibilita uma análise dos dados para melhorar os processos de contratação e retenção dos talentos nas organizações. O trabalho se torna mais rápido e eficiente e com isso é otimizado o tempo dos profissionais responsáveis pelo recrutamento e seleção.

2 – Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) ajuda a reduzir o desperdício de tempo e pode aumentar a produtividade e proporcionar melhores resultados. Com os avanços tecnológicos, é possível automatizar tarefas rotineiras e dedicar mais tempo para iniciativas estratégicas relacionadas à gestão de talentos e alinhadas com a cultura da empresa.

3 – Trabalho remoto

A utilização de sistemas alocados na Nuvem significa na prática, que diversos programas da empresa podem ser acessados pelos colaboradores em qualquer lugar com acesso à Internet. Isto permite que os profissionais trabalhem de qualquer lugar, com a mesma qualidade de acesso às informações da organização do que teriam se estivessem no local físico da empresa. Para os profissionais é uma oportunidade de trabalhar com mais flexibilidade. Já para o RH é um novo modelo que precisa ser levado em consideração, com menos foco na rigidez dos horários e mais na entrega dos objetivos e projetos.

4 – Employer Branding

A marca que a empresa mostra ao mercado como empregadora também torna-se cada vez mais importante. O employer branding passa a ser essencial em um cenário onde os candidatos pesquisam muito sobre as companhias antes de participar de processos seletivos. E onde as organizações têm necessidade ainda maior de buscar e reter talentos que se encaixem em seu fit cultural.

Para construir esse employer branding positivo é preciso levar em consideração diversos fatores, como informações transparentes no mercado, adotar verdadeiramente na prática a diversidade e construir um ambiente de qualidade para os colaboradores, onde a atuação do líder direto das equipes tem papel fundamental.

5 – Bem-estar

Em um mundo cada vez mais conectado e acelerado, com inúmeras cobranças e fatores geradores de estresse, o bem-estar dos profissionais passou a ser um ponto imprescindível dentro das empresas.

Muitas empresas já começam a colocar em prática diversas ações que contribuem para reduzir o esgotamento físico e mental dos profissionais e para que fiquem saudáveis e satisfeitos, mais equilibrados e aptos a oferecerem seus melhores resultados dentro de suas atividades.

6 – Perfil abrangente

Outra tendência que veio para ficar com força daqui pra frente é o estabelecimento da necessidade de um perfil profissional mais amplo, com grande ênfase em soft skills, mindset flexível e que esteja adequado ao fit cultural da empresa.

Estas tendências e desafios mostram que a tecnologia veio para agregar valor e tornar o RH ainda mais estratégico.

Quer informações complementares sobre as tendências mundiais de RH para 2019? Clique aqui e faça o download do nosso e-book sobre este assunto.

Paulo Sérgio de Souza Corrêa

RELATED ARTICLES
LEAVE A COMMENT