17 de outubro de 2018
  • 16:16 Esqueça tudo o que já leu sobre diversidade!
  • 09:15 Outplacement: uma escolha positiva para empresas e profissionais
  • 10:05 Conheça o projeto mini gentilezas!
  • 09:36 A importância da diversidade nas organizações
  • 17:34 O mercado de trabalho e os profissionais na maturidade

A demissão de um profissional costuma ser difícil tanto para ele quanto para a empresa que está fazendo o desligamento. Mas este momento pode ser amenizado para os dois lados com aplicação de um processo de Outplacement.

O trabalho contribui significativamente para humanizar esse período de saída de um emprego até a recolocação no mercado e pode ser considerado uma ferramenta essencial de gestão de pessoas. Apoiar o colaborador na busca por uma nova posição mostra a gratidão e preocupação da empresa com alguém que já contribui e participou do crescimento daquela organização.

Neste artigo, vamos lhe explicar o que é o Outplacement, como pode ser aplicado e quais os benefícios que traz para as empresas e para os profissionais.

O que é o Outplacement

O Outplacement não significa somente um processo para recolocação no mercado de trabalho. É uma ferramenta muito mais ampla e abrangente que inicia ainda antes mesmo da demissão propriamente dita.

O primeiro passo envolve o entendimento das razões pelas quais o colaborador precisa ser desligado. Na sequência é estabelecido qual seria o modo adequado para comunicar essa decisão da melhor maneira possível.

O profissional que está saindo do emprego recebe todo um acolhimento psicológico, que minimiza o desconforto e o estresse. Além disso, garante maior tranquilidade e contribui para melhorar a autoestima.

Depois, começa a orientação para a busca de uma recolocação, para que isso ocorra de forma mais rápida do que se ele estivesse fazendo essa procura sozinho. Neste momento, pode ser feito primeiro um levantamento das competências e quais potencialidades poderiam ser desenvolvidas.

O profissional recebe ainda sugestões de direcionamentos para formulação de currículo, modo adequado de se comportar em entrevistas e como prospectar as oportunidades de mercado.

Nesta fase, muitas pessoas se sentem até fortalecidas para fazer uma mudança completa de carreira, trocando de área ou até abandonando o mundo corporativo e partindo para um empreendimento próprio.

Individual x Coletivo

O serviço de Outplacement pode ser oferecido em duas situações: de maneira individual para um profissional ou então de forma coletiva, para diversos colaboradores ao mesmo tempo.

O modo individual é um atendimento especializado com foco direcionado para aquela única pessoa e costuma ser adotado por empresas principalmente para seus tops executivos, que muito já contribuíram para a organização, mas que por algum motivo específico precisaram ser desligados.

Já o Outplacement coletivo é um recurso importante para empresas que precisam demitir um grande número de pessoas ao mesmo tempo, em função, por exemplo, do fechamento de uma unidade fabril ou da reorganização da estrutura física da companhia.


As vantagens para as empresas

Talvez muitas empresas ainda não entendam na prática a importância de se preocupar com um profissional que está saindo, mas demonstrar esse cuidado com os colaboradores em processo de desligamento traz diversos benefícios para a própria organização.

• Confiança da equipe e employer branding: a demissão de alguém costuma deixar um clima de insegurança no ar. Por isso, para quem fica é importante ver que a empresa se preocupa com quem está saindo. Isso também ajuda a garantir a boa reputação com seus colaboradores.
• Manutenção da produtividade: se as pessoas que ficam continuam confiando e acreditando na companhia, isso reflete positivamente no engajamento de todos, na conservação dos índices de produtividade e geração de melhores resultados.
• Responsabilidade social: ao apoiar o ex-colaborador na busca de uma nova recolocação, a empresa contribui com o bem-estar daquela pessoa e seus familiares e até ajuda a evitar o aumento de números de desemprego.
• Imagem positiva: mostrar esse trabalho com quem está sendo demitido reflete na imagem da empresa, não só junto aos seu público interno, mas também com seus fornecedores, parceiros e clientes.
• Conquista de novos talentos: a garantia de uma imagem positiva pode ser determinante quando a empresa buscar novos talentos no mercado, que terão uma referência satisfatória de cuidado com os colaboradores em todos os momentos e não somente na contratação.

Os benefícios para os profissionais

Se para as empresas o Outplacement já traz retorno positivo, para os profissionais as vantagens são ainda maiores, já que uma situação que poderia ser extremamente negativa pode se transformar até uma grande mudança de carreira.

• O colaborador pode aproveitar para avaliar sua atuação profissional e descobrir pontos que podem ser aprimorados.
• Pode rever seus objetivos e determinar novas metas a serem atingidas.
• Consegue ter a oportunidade de buscar novas forma de aprimoramento ou desenvolver novas habilidades.
• Tem a possibilidade de conseguir uma nova vaga mais rapidamente e eliminar o estresse por eventuais problemas financeiros.
• Fica emocionalmente mais equilibrado e com uma autoestima mais elevada.

Sua empresa tem interesse em saber mais sobre o serviço de Outplacement? Entre em contato e conheça melhor como esta opção pode trazer benefícios.

Paulo Sérgio de Souza Corrêa

RELATED ARTICLES
LEAVE A COMMENT