15 de agosto de 2018
  • 09:36 A importância da diversidade nas organizações
  • 17:34 O mercado de trabalho e os profissionais na maturidade
  • 17:38 O papel do RH na transformação digital
  • 16:30 Protagonismo do RH na era digital
  • 10:21 O que o mercado busca nos profissionais?

O mundo digital invadiu o dia a dia das pessoas e dos negócios. A tecnologia faz parte dos mais diversos processos e trouxe transformações para o modo de pensar e fazer dentro das empresas. Mas qual o papel da área de Recursos Humanos nessa transformação digital?

O RH tem uma participação fundamental nessa transformação, pois quando falamos em era digital, não podemos levar em conta somente as ferramentas de TI, mas, principalmente, os talentos que vão gerenciar e utilizar essas tecnologias.

A adaptação a esse novo momento exige uma ação eficiente do RH, envolvendo desde o recrutamento do profissional, já com perfil direcionado para o mundo digital, como também no desenvolvimento e retenção daqueles profissionais que precisam se adequar a essa nova realidade.

É preciso ter um novo mindset, um novo modelo mental. E para isso, o RH precisa orientar os profissionais para desaprenderem muita coisa que já sabem e aprenderem novamente dentro de um novo modelo.

Também é importante participar na criação de treinamentos que sejam de fato interessantes e estimulantes para que as pessoas mudem esse padrão mental já introjetado há muitos anos e passem a pensar e agir dentro das necessidades da era digital.

O RH precisa estar adaptado a esse novo momento e ajudar a criar na empresa uma cultura que atraia e mantenha esses profissionais. Não adianta mais somente oferecer os mesmos tipos de feedback, as mesmas avaliações, os mesmo benefícios. É preciso estar alinhado com a rapidez, com toda a agilidade da era digital, para continuar estimulando os talentos e garantindo seu engajamento na empresa. Para isto existem no mercado novas ferramentas de people analytics, Inteligência artificial e HCM que vale a pena conhecer.

É importante que os gestores das empresas tenham consciência que para ser da era digital não basta investir somente nas ferramentas tecnológicas, e sim investir nos talentos. Devemos ter em mente que 20% destas mudanças representam tecnologia, 10% processos e 70% são questões de comportamento, e nisto, o RH deve ser o protagonista!

Paulo Sérgio de Souza Corrêa

RELATED ARTICLES
LEAVE A COMMENT