29 de outubro de 2020
  • 12:10 AS 10 HABILIDADES PROFISSIONAIS MAIS EXIGIDAS NA ATUALIDADE
  • 12:38 CEO DA KEEPTALENT É NOMEADO EMBAIXADOR DA DCH NO BRASIL
  • 10:24 A CONEXÃO ENTRE SUA VIDA FAMILIAR E SEU MODO DE LIDERAR.
  • 17:27 6 ORIENTAÇÕES PARA ENTREVISTA DE EMPREGO POR VIDEOCONFERÊNCIA
  • 14:49 ENTREVISTA DE EMPREGO REMOTA É O NOVO NORMAL. VOCÊ ESTÁ PREPARADO?

A pandemia mundial da Covid-19 trouxe mudanças significativas nas rotinas de trabalho e no segmento de recrutamento especializado não foi diferente. Apesar da crise econômica e da redução drástica no número de vagas oferecidas, as entrevistas de seleção continuam sendo feitas, mas agora o novo normal é a utilização das entrevistas por videoconferência.

Esta técnica já era utilizada pelas consultorias de recrutamento especializado e também pelas empresas. No entanto, com a nova realidade e a necessidade de distanciamento social, as empresas deixarão de fazer tantas entrevistas de maneira presencial e passarão, cada vez mais, a fazer de maneira remota.

A entrevista por videoconferência tem uma série de vantagens, ela encurta distância, evita que você faça deslocamentos desnecessários. Você pode usar um espaço físico muito menor pra fazer isso, o entrevistador pode fazer isso tanto de casa, quanto da empresa. Como essa prática vai ser comum é preciso estar preparado com as questões técnicas.

Neste artigo vamos lhe ajudar com 6 orientações fundamentais para uma entrevista de emprego remota:

1 – Organize-se

Procure ter em mente que você tem um horário, uma data a ser cumprida e cumpra isso. Confira seus equipamentos, verifique se tem um caderno, uma caneta pra fazer anotações. Tenha junto também seu currículo, pra que você possa fazer alguma pesquisa, se for necessário. Esteja atento às plataformas, hoje temos disponível uma série de plataformas pra fazer entrevista remota, como Skype, Zoom, Meet e várias outras. Procure se familiarizar com essas plataformas antes de efetivamente fazer sua entrevista. Uma dica importante se você for usar Skype, cuide com a foto de perfil que você tem nesse aplicativo. Procure ter uma foto mais profissional. Geralmente, embaixo da foto há uma frase, então, certifique-se que seja uma frase adequada, pois todos esses elementos estão sendo analisados em seu processo de entrevista.

2 – Verifique equipamentos

Se você puder, use notebook ou computador. As entrevistas feitas por celular normalmente não dão tanta aderência assim à imagem. Pode acontecer de deixar o celular em uma posição onde não ocorre o enquadramento ideal e prejudicar a qualidade da imagem. Verifique os equipamentos necessários, se a conexão com a internet está funcionando e se você já tem instalado o aplicativo que será utilizado para a conversa, para que não seja preciso interromper o diálogo por falhas técnicas e assim garantir uma entrevista com mais fluência.

3 – Tenha um local adequado

Procure estar em um local livre de ruído, sem pessoas conversando na sala enquanto está acontecendo a sua entrevista. Evite também que pessoas passem atrás de você. Às vezes, você está fazendo uma entrevista em casa e uma criança fala ou o cachorro late, e isso tudo tira o foco da sua entrevista. Além disso, é que bom que você tenha um fundo neutro ou então que não tenha tantas distrações. Lembre-se que o que o seu interlocutor está vendo é o que está atrás de você. Então é importante que você tenha um local adequado para isso.

4 – Cuide da aparência

As mesmas regras que você usaria para uma entrevista presencial você deve usar também na entrevista remota. Vista-se adequadamente, cuide de seu cabelo, a barba para os homens e as mulheres, atenção na maquiagem, nada muito exagerado. A sua imagem fala sobre você e ela vai falar também dentro de uma entrevista remota.

5 –  Atenção ao enquadramento

Procure focar no seu rosto e preferencialmente em parte do seu corpo, pois sua expressão corporal é bastante avaliada em um processo de entrevista. Evite ficar com o rosto muito próximo da câmera, ou mostrando só parte dele. Procure ter um enquadramento onde o interlocutor possa ver você gesticular, possa ver sua expressão facial e assim você pode passar uma imagem melhor daquilo que você gostaria de passar. Cuidado com o delay, aquele pequeno atraso entre o som e a imagem, para que as falas não fiquem sobrepostas e interrompidas a todo momento. O interlocutor pode estar falando ainda e você entrar nesta conversa interrompendo. Isso não dá fluidez. Procure esperar uns 2 ou 3 segundos antes de iniciar sua frase.

6 – Treine e grave uma simulação

Entrevista sempre há uma certa pressão, um certo desconforto porque você está sendo avaliado e está falando sobre você. Se puder treinar antes e visualizar novamente esse vídeo, analisar como foi sua performance, se teve erros ou vícios de linguagem. Quanto mais você fizer, mais confortável estará na hora da entrevista real.

Por que tudo isso é importante? Se você tirar essas questões técnicas, essa parte instrumental de uma entrevista remota, cuidando desses itens acima citados, fica mais livre para se concentrar naquilo que realmente interessa, que é falar do seu currículo e passar sobre o seu perfil para o seu entrevistador.

Obviamente, as outras questões de uma entrevista de seleção não deixam de existir. Você precisa conhecer a empresa, precisa entender um pouco qual é o desafio, se preparar para responder sobre seu histórico profissional, sobre a sua vida, sobre as suas competências, sobre aquilo que você não faz tão bem e é uma oportunidade de melhoria.

Se treinar tudo isso, ficará muito mais à vontade pra fazer um processo de seleção. Assim, elimina o fator novidade de tecnologia e o nervosismo e pode ter um desempenho muito melhor.

Quer saber mais informações sobre como manter a busca por uma nova posição profissional neste momento? Entre em contato com a Keep Talent.

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas saibam como se comportar adequadamente em uma entrevista de emprego remota.

Paulo Sérgio de Souza CorrêaPaulo Sérgio de Souza Corrêa

RELATED ARTICLES
LEAVE A COMMENT