26 de novembro de 2020
  • 16:58 AS VANTAGENS DOS TESTES PSICOMÉTRICOS NO RECRUTAMENTO
  • 10:24 LIDERANÇA AMBIDESTRA E OUTRAS COMPETÊNCIAS DO LÍDER DO FUTURO
  • 10:04 COMO BUSCAR RECOLOCAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO DURANTE A PANDEMIA
  • 12:10 AS 10 HABILIDADES PROFISSIONAIS MAIS EXIGIDAS NA ATUALIDADE
  • 12:38 CEO DA KEEPTALENT É NOMEADO EMBAIXADOR DA DCH NO BRASIL

Os testes psicométricos estão transformando a forma como o recrutamento está sendo conduzido em todas as organizações. Os gerentes de contratação, em particular, estão se voltando para ferramentas psicométricas a fim de recrutar os melhores candidatos possíveis de uma maneira mais eficiente, consistente e confiável.

Medindo características como aptidãoestilo de comunicação e inteligência emocional em um candidato antecipadamente, eles podem desenvolver uma imagem muito mais clara do candidato, bem como um indicador mais forte de sua adequação para uma função ou posição específica.

A Keeptalent em parceria com a Thomas, oferece uma gama de avaliações psicométricas que garantirão a contratação do pessoal certo para sua empresa. Neste guia útil, abordaremos as vantagens dos testes psicométricos no recrutamento, dos quais há muitos.

Entre alguns dos principais benefícios, as empresas podem experimentar maior satisfação no trabalho, menor rotatividade de funcionáriosplanejamento de sucessão ainda mais robusto. Vamos aprofundar algumas das vantagens para explicá-las com mais detalhes.

Quais são os principais benefícios dos testes psicométricos no recrutamento?

Como mencionado anteriormente, há vários benefícios em usar ferramentas psicométricas para fins de recrutamento. Esses testes são projetados para fornecer dados objetivos e mensuráveis para ajudar os gerentes a tomar decisões informadas sobre a contratação. As avaliações psicométricas fornecem informações sobre os níveis de inteligência dos candidatos, valores, bem como comportamentos e motivações.

Em outras palavras, elas podem ajudar os gerentes a se aprofundar em como e por que um candidato pode agir de certa forma, por exemplo, durante uma chamada de vendas de alta pressão ou ao trabalhar como parte de uma equipe. Os testes psicométricos podem ajudar na contratação de gerentes em:

1. Compreender como as pessoas se comportarão no trabalho

Entender como alguém se comportará no local de trabalho é fundamental para a contratação. Ferramentas psicométricas que se concentram no comportamento e na personalidade serão capazes de fornecer dados indicando os estilos de comunicação preferidos de um candidato, sua capacidade de manter a calma sob pressão e o que os motiva como indivíduo. 

2. Identificar o potencial de liderança em candidatos a emprego

Um determinante fundamental do potencial de liderança, muitos testes psicométricos ajudarão você a determinar se um candidato pode ou não ser um futuro líder. Ao fazê-lo, eles podem apoiar um melhor planejamento de sucessão. A visão que esses tipos de testes oferecem ajuda a informar onde a progressão é um ponto crucial de discussão. Eles também podem maximizar os níveis de engajamento e ambição entre os funcionários.

3. Testar com precisão a inteligência geral dos candidatos

As avaliações psicométricas exploram a aptidão e a capacidade, medindo os níveis de inteligência de um candidato em relação a outros. Este método de medir a capacidade cognitiva pode informar quanto tempo pode levar para um candidato adquirir novas habilidades, como ele vai lidar bem com palavras ou números no trabalho e quão rapidamente ele pode processar informações, por exemplo.

4. Interpretar as emoções do candidato e sua capacidade de manter relacionamentos

Ao avaliar a inteligência emocional de um candidato com testes psicométricos durante o recrutamento, você pode saber como eles podem trabalhar bem com outros membros da equipe, compreender sua maneira específica de se comunicar com os outros e prever que tipo de gerente eles podem ser.

Existem outras vantagens de usar avaliações psicométricas no recrutamento?

Até agora, nos concentramos principalmente nos benefícios dos testes psicométricos, pois eles pertencem à avaliação dos funcionários; no entanto, os ganhos organizacionais se estendem muito além disso. A integração da avaliação psicométrica com o processo de seleção de candidatos pode resultar em esforços de recrutamento mais eficientes em termos de tempo, econômicos, consistentes e normalizados.

Como resultado, os testes psicométricos podem se tornar um ativo de negócios inestimável que não só agiliza o recrutamento, mas também garante um processo de seleção robusto, projetado para emergir apenas os candidatos mais adequados. As avaliações psicométricas ajudam:

1. Reforçar as entrevistas presenciais

Entrevistas presenciais – sejam estruturadas ou não – ajudam a formar uma impressão inicial de um candidato. Dito isto, alguém poderia ter um desempenho terrível em uma entrevista, mas possuir todas as habilidades e características necessárias para o trabalho. Da mesma forma, um candidato que dá uma grande entrevista nem sempre é igual a um grande funcionário.

Usar ferramentas psicométricas juntamente com entrevistas significa que você não precisa confiar apenas no desempenho presencial. Você terá mais conhecimentos e insights à mão, o que ajuda a tornar a tomada de decisões muito mais fácil.

2. Economizar tempo em todo o processo de recrutamento

Os testes psicométricos oferecem uma grande quantidade de informações sobre um candidato em um curto espaço de tempo. Isso faz destes testes um investimento inestimável para o recrutamento em massa, tais como avaliações de graduados, quando você precisará se reduzir a uma lista restrita de um grande grupo de candidatos o mais rápido possível.

3. Destacar as habilidades dos candidatos (em vez de apenas educação e experiência)

O currículo de um candidato pode delinear suas realizações profissionais e sua formação educacional, mas não necessariamente se aprofundará em uma revisão detalhada das habilidades relevantes para a função que está sendo recrutado. Estes dados são inestimáveis para identificar as habilidades ou traços de personalidade corretos para a vaga em questão.

4. Criar consistência durante todo o recrutamento

Os testes psicométricos permitem que você trabalhe sempre com um modelo confiável, criando uniformidade em níveis macro e até micro recrutamento. Ele também oferece benchmarks e insights que você pode revisitar mais tarde para ajudar na progressão e engajamento de futuros funcionários.

Como já exploramos, há tantos benefícios em utilizar testes psicométricos para fins de recrutamento. Aqui na Thomas, oferecemos uma ampla gama de ferramentas psicométricas para atender às suas necessidades de recrutamento. Cobrimos todos os ângulos do perfil do candidato, incluindo a avaliação de tudo, desde estilos de comportamento até traços de personalidade, ajudando você a contratar as pessoas certas e a criar uma força de trabalho engajada e motivada.

Entre em contato hoje mesmo para saber mais sobre o que podemos fazer pela sua organização

Texto da Thomas International Brasil

Avataradmin

RELATED ARTICLES
LEAVE A COMMENT