24 de setembro de 2021
  • 09:15 COMO CONQUISTAR E RETER TALENTOS
  • 11:19 DIVERSIDADE E INCLUSÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO
  • 10:18 COMO ME PREPAREI PARA PASSAR O BASTÃO PARA AS MINHAS SUCESSORAS
  • 12:35 TRABALHO VOLUNTÁRIO DESENVOLVE VOCÊ E A SUA CARREIRA.
  • 14:07 É POSSÍVEL TRABALHAR E SER FELIZ NO MESMO LUGAR.

Muita gente duvida disso, mas é possível trabalhar e ser feliz no mesmo lugar. A fórmula para conseguir é composta por desejo + ação. Este é o pensamento de Vania Ferrari e Anna Nogueira, que foram entrevistadas pelo CEO da Keeptalent, Paulo Sérgio de Souza Correa. Vania e Anna são escritoras, palestrantes e criadoras do maior canal de RH e gestão do Brasil. Elas são sócias-fundadoras da Pensamentos Transformadores, empresa de treinamento e desenvolvimento profissional.

Paulo: O objetivo maior de qualquer profissional é ter realização no seu trabalho, na carreira que escolheu. No entanto, como Headhunter, vejo muitos executivos frustrados e que gostariam de fazer outra coisa, mas não o fazem porque precisam do salário. Vocês falam que é muito possível trabalhar e ser feliz. Qual a fórmula?

Vania Ferrari: Todos nós somos multitalentosos, portanto, podemos (se assim desejarmos) ter vários ofícios durante a vida. Eu trabalhei por 33 anos em 11 empresas, executando atividades completamente novas em indústrias diferentes. Isso me permitiu desenvolver novas habilidades, atitudes, conhecimentos e sentimentos. E, portanto, não há porque se prender a uma marca para sempre. O melhor jeito de encontrar emprego é estando empregado. Então, pessoas infelizes em seus ofícios atuais precisam deixar o medo (e a preguiça) de lado, e buscar uma nova oportunidade em um novo lugar mais alinhado com seus valores. A fórmula para trabalhar e ser feliz no mesmo lugar é composta de: desejo + ação.

Grande parte do nosso público aqui na Keeptalent são profissionais de RH, responsáveis por estruturar o desenvolvimento dos profissionais nas empresas. Na opinião de vocês, de quem é a responsabilidade pelo desenvolvimento e treinamento dos colaboradores? São as empresas, os líderes ou cada colaborador deve cuidar da sua carreira?

Anna Nogueira: Cuidar da carreira é uma tarefa indelegável. É lógico que os líderes e a área de Desenvolvimento Humano devem estar ao lado do colaborador nesta hora, orientando e dando apoio, mas é o colaborador quem deve mergulhar no seu autoconhecimento, mapeando seus pontos fortes e fragilidades e, na sequência, criando seu plano de ação acadêmico, profissional, espiritual, emocional para dar conta de todos os desafios que 2021 apresenta. Há tanta informação gratuita e de qualidade disponível nas redes. E, sem nenhuma modéstia, o nosso canal no YouTube é um deles. Acesse e veja do que estamos falando.

Hoje vivemos o tempo do aprendizado contínuo, o lifelong learning, o que faz com que tenhamos que ter grande abertura para aprender, desaprender e reaprender. Como desenvolver esse novo modelo mental já que exige bastante esforço?

Vania Ferrari: Não se trata de esforço e sim de uma boa curadoria. Você não precisa ler tudo, assistir tudo, estar em todas as redes. Precisa, antes de mais nada, de FOCO. Esse é o segredo. Pergunte-se: quais são os seus principais desafios para o próximo trimestre. Em seguida selecione um único livro, ou um único curso no qual você vai empenhar seu tempo e sua dedicação. Aprendida essa técnica, você vai para a próximo e assim por diante.

Nossa experiência com carreiras aqui na Keeptalent nos credencia a dizer com  propriedade que os líderes são determinantes para que as pessoas fiquem ou deixem as empresas, dependendo da forma como as tratam. Qual é o papel do líder na construção dessa felicidade de sua equipe no trabalho? Quais os principais erros que os líderes cometem hoje e que interferem diretamente na satisfação de sua equipe?

Anna Nogueira: 85% dos profissionais pedem demissão dos seus “chefes sádicos” e não das empresas. As pessoas podem amar uma marca, mas vão abandoná-la em função de problemas graves como assédio moral, incompetência ou ausência de estratégia por parte de um mau líder. O líder é o único responsável por criar e manter equipes de alta performance, atuando de forma estruturada e técnica em cada fase do ciclo de vida do colaborador. Em nosso livro: “Manual de um Gerente à Beira de um Ataque de Nervos” apresentamos, em 10 capítulos, como um líder deve agir para ser inesquecível e importante para os seus liderados. Este livro pode ser adquirido conosco através do nosso e-mail: vania.ferrari.desde.1971@gmail.com.

Felicidade é um conceito muito subjetivo e individual, mas tenho para mim que o autoconhecimento ajuda muito no entendimento e na busca da felicidade. Faz sentido para vocês? Que dicas dariam para as pessoas buscarem mais autoconhecimento, já que é uma habilidade que se investe pouco?

Vania Ferrari: Terapia é a melhor ferramenta, somada às técnicas de meditação e mindfulness. É preciso também desenvolver um olhar holístico sobre a vida, ou seja, cuidar da carreira com o mesmo afinco que cuidamos da nossa conta bancária, alimentação, amigos, amor, espiritualidade. O melhor jeito de ser feliz é entender como você funciona. Quais são seus desejos reais (sem ser influenciado por outras pessoas). Quem é você? Lembrando que o tempo todo você pode se transformar em quem deseja ser. Basta ter um olhar sincero para dentro. Em nosso canal há vários vídeos que abordam esse tema.

Por fim, este novo cenário em que vivemos requer o desenvolvimento de novas habilidades, as chamadas soft skills. Em sua opinião, quais as mais importantes para conjugar carreira e felicidade?

Anna Nogueira Vania Ferrari: Em nosso novo Stand Up “Tudo novo. De novo” selecionamos, entre as múltiplas inteligências que todos temos, quatro que consideramos as mais importantes nesse momento do mundo. São os quocientes emocional, intelectual, de adaptabilidade e de noção. Isso mesmo, afinal, quanto profissional “sem noção” existe no mercado? Ou sem nenhum conhecimento sobre seu alfabeto emocional, que sempre “reage” em vez de “agir” em anuência com seus objetivos. Estes são, na nossa opinião, os quocientes mais importantes a serem ampliados neste ano, sem os quais não é possível ser produtivo e feliz.

Conheça mais sobre Vania Ferrari e Anna Nogueira:

Vania é administradora, pós-graduada em Gestão de Pessoas e especialista em Melhoria Contínua de Processos, além de Green Belt pela GE e Black Belt pela Telefônica. Assumiu seu primeiro cargo de gestão aos 25 anos. Palestrante há mais de 10 anos e autora de dois livros sobre liderança e gestão de mudança, faz sucesso com sua abordagem divertida e com muito conteúdo para transformar trabalho em fonte de aprendizado e felicidade. Possui notas máximas nas pesquisas de reação pós-evento, de grandes marcas nacionais e internacionais.

Anna é especialista em sustentabilidade corporativa, estratégia, inovação e objetivos de desenvolvimento sustentáveis, ODS. Atuou em marcas como Vivo, Fundação Telefônica e Itaú. Juntas desenvolvem e apresentam soluções para o sucesso da sua empresa e dos seus colaboradores.

Acompanhe o trabalho das duas em:

Site: www.vaniaferrari.com.br

Facebook: facebook.com/VaniaFerrariPalestrasWorkshopsEafins
Assine o canal no Youtube: youtube.com/canalvaniaferrari
LinkedIn:linkedin.com/in/vaniaferrari
Instagram: @vaniaferrari

Paulo Sérgio de Souza CorrêaPaulo Sérgio de Souza Corrêa

RELATED ARTICLES
LEAVE A COMMENT