13 de dezembro de 2019
  • 11:02 ENVOLVER, ALINHAR E MOBILIZAR – O PROPÓSITO DA GESTÃO DA MUDANÇA
  • 10:10 SER RESPONSÁVEL NA GESTÃO DA MUDANÇA
  • 09:15 A GUERRA POR TALENTOS
  • 15:11 O DESAFIADOR TRABALHO DE UM HEADHUNTER
  • 11:08 COMO LIDAR COM UM AMBIENTE DE TRABALHO TÓXICO

Evento realizado em Lisboa reuniu especialistas brasileiros e portugueses em gestão de pessoas

“Soft Skills, Strong Changes” foi o tema principal da 5ª edição do Sharing My Change, promovido pela consultoria de gestão de mudança My Change, na última sexta-feira, em Lisboa. O owner da KeepTalent, Paulo Sérgio de Souza Correa, esteve no evento em Portugal como integrante de um dos painéis de discussão. Na ocasião, também foi feito o lançamento do livro Sharing My Change – Viagem pela Gestão da Mudança, que traz em um de seus capítulos a história de mudança do gestor da KeepTalent.

Paulo Sérgio de Souza Correa integrou o painel “Projetar e construir equipes de alto desempenho”, que teve como moderadora a diretora de Recursos Humanos da Abanc, Susana Catrogra Gomes, e contou com a participação também do CEO do grupo Casais, António Carlos Rodrigues, do CEO da Lanti, Eduardo Netto de Almeida, e do administrador da Openbook, Rodrigo Sampayo. A partir do debate entre os quatro integrantes foram estabelecidas ideias principais para este tema: a importância da confiança, da comunicação e do ambiente de trabalho. “As pessoas só conseguem colaborar se estiverem inseridas em um ambiente de confiança”, salientou Paulo Sérgio de Souza Correa.

O tema do segundo painel foi “Soft skills na transformação estratégica”, com moderação da head of People Development da Fidelidade, Rita Resendes, e com participação do administrador da Bial, José Redondo, do CEO da Quilaban; Sérgio Luciano, da administradora da COSEC – Companhia de Seguro de Créditos, Ana Carvalho, e da administradora da Imprensa Nacional – Casa da Moeda, Dora Moita.

A importância crescente das soft skills também foi destacada na palestra de abertura do evento, quando o administrador do Grupo EDP, António Martins da Costa, abordou os desafios que os profissionais enfrentam no dia a dia de trabalho e as diferentes competências que são necessárias no cenário atual. O diretor de RH do Grupo TAP Air Portugal, Pedro Ramos, também esteve presente como orador e moderador do evento.

“É um evento muito poderoso para compartilhar mudanças vividas na primeira pessoa e a vinda de um palestrante internacional do Brasil também enriqueceu esse com compartilhamento”, afirmou Pedro Ramos, que é também vice-presidente da Associação Portuguesa de Gestão de Pessoas (APG) e membro do Conselho Estratégico da Associação Brasileira de Recursos Humanos. “Foi uma honra representar o Brasil neste evento e poder aprender muito e compartilhar um pouco do jeito brasileiro de lidar com a gestão de pessoas”, disse Paulo Sérgio de Souza Correa, que também é diretor de Projetos Especiais da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH).

Sharing My Change – Viagem pela Gestão da Mudança

Durante a 5ª edição do Sharing My Change foi lançado o livro Sharing My Change – Viagem pela Gestão da Mudança, coordenado por Maria João Martins, Teresa Fialho e Pedro Ramos, que traz relatos inspiradores, com momentos decisivos de mudança e de transformação, contados em primeira pessoa por grandes nomes da gestão em Portugal e também com a participação do owner da KeepTalent.

O capítulo feito por Paulo Sérgio de Souza Correa tem como título “Burn the Bridge – De vendedor de picolé a Owner”, onde ele relata uma mudanças fundamentais em sua trajetória, com quebra de paradigmas pessoais e profissionais que o levaram a uma história de constante aprendizado, realização e crescimento.

Presença em universidades

Além de participar do Sharing My Change, o owner da KeepTalent também esteve presente em eventos em duas universidades em Portugal. Na Universidade Europeia, em Lisboa, fez uma palestra para o curso de mestrado, com o diretor de RH do Grupo TAP Air Portugal. Os dois também realizaram a aula magna do curso de pós-graduação em Recursos Humanos da Universidade de Coimbra.

Paulo Sérgio de Souza CorrêaPaulo Sérgio de Souza Corrêa

RELATED ARTICLES
LEAVE A COMMENT