30 de novembro de 2021
  • 12:19 5 RAZÕES PARA CONTRATAR UMA EMPRESA DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
  • 17:47 UMA BOA TRANSIÇÃO DE CARREIRA SE FAZ COM PLANEJAMENTO.
  • 09:15 COMO CONQUISTAR E RETER TALENTOS
  • 11:19 DIVERSIDADE E INCLUSÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO
  • 10:18 COMO ME PREPAREI PARA PASSAR O BASTÃO PARA AS MINHAS SUCESSORAS

Três competência que podem fazer grande diferença na carreira de qualquer profissional e eu diria até na sua própria vida pessoal, já que não são desassociadas.

LEITURA DE CENÁRIO –  é a capacidade desenvolvida para entender o que está acontecendo ao seu redor. Por exemplo você entra no  estacionamento de uma empresa e vê todos os carros estacionados de ré e vai lá e coloca seu carro de frente, ou todos preocupados com as metas do mês e você fazendo reinvidicação para gastos supérfluos ou para uma folga adicional.

São exemplos simples que podem demonstrar o quanto uma pessoa não consegue enxergar para além das próprias demandas.  Se você não consegue ter leitura de cenário você acaba sendo surpreendido pelos acontecimentos, pois não consegue antecipar as mudanças que  podem vir.

Como desenvolver: esteja atendo ao que acontece ao seu redor, pergunte, questione. Procure considerar pontos de vistas diferentes do seu. Estimule em você mesmo o uso da empatia, coloque-se no lugar do outro, inverta as posições e tente perceber o que você esperaria se estivesse nesta situação.

CURIOSIDADE – Nestes tempos de mudanças aceleradas e muitas vezes disruptivas, o conhecimento fica obsoleto muito rapidamente, se você não desenvolve curiosidade para aprender não vai acompanhar a evolução das coisas e do mundo.

Como desenvolver: Algumas pessoas são mais curiosas por natureza, mas se você aumentar sua leitura, cultivar o hábito de perguntar, se questionar internamente, procurando diversificar seus interesses, você abre espaço para o desenvolvimento da curiosidade. Saia da rotina de vez em quando, mude rota, viage mais, veja programas diferentes, conheça pessoas novas. Converse com pessoas que tem pensamento divergente do seu e exercite o contraditório. Desenvolva mais abertura para assuntos que normalmente não fazem parte do seu dia a dia. Por natureza o ser humano prefere o conforto do que é conhecido, agimos assim no automático, para sair desta armadilha você precisa se esforçar um pouco, mas ao fazê-lo verá que novas e interessantes possibilidades podem se abrir.

FOCO – Estamos num momento de muitas distrações, tudo esta sendo desenvolvido para nos tirar o foco, é o whats app que chama o tempo inteiro, noticias pipocando na sua tela, um mundo de produtos e serviços chamando captando nossa atenção. Inúmeros e-mails por dia, vários site e sistemas e quando você vê seu dia passou e você não produziu o que queria. Sem foco a sua energia é dispersada e você não consegue dar continuidade aos projetos maiores ou desvia demais os objetivos no caminho. Sem foco sua realização é muito prejudicada e a capacidade de cumprir suas metas cai drasticamente.

Como desenvolver: Estabeleça suas metas, identifique o que é importante e urgente diariamente. Analise quais os gatilhos que desviam sua atenção e tente neutralizá-los. Por exemplo: abra seu email no inicio e no fim do dia apenas, desative o som do seu whats app e outros aplicativos e estabeleça horários fixos para checar suas mídias. Para alguns é importante se isolar por alguns momentos por dia para que consiga se concentrar e produzir mais. Já reparou que quando você está no banho acaba aparecendo boas ideias no seu pensamento? Isto ocorre porque o banheiro geralmente é um lugar fechado e reservado e com poucos estímulos visuais. Nosso olhar nos atrai para todo o ambiente externo e se ele tem muitas distrações, perdemos o foco. Por esta lógica as vezes pode ser bem produtivo ficar num local mais calmo e concentrar no que você quer entregar.

Vale a pena parar e se avaliar sobre estes comportamentos e corrigi-los sempre que necessário. Se você tiver boa leitura de cenário para entender o que se passa ao seu redor, exercitar sua curiosidade estando aberto à novos aprendizados e focar nos objetivos reais que quer atingir, certamente terá mais sucesso em sua carreira e em sua própria vida.

Paulo Sérgio de Souza CorrêaPaulo Sérgio de Souza Corrêa

RELATED ARTICLES
LEAVE A COMMENT