26 de maio de 2022
  • 14:32 BIG QUIT: O MOVIMENTO DA DEMISSÃO VOLUNTÁRIA
  • 14:41 COMO ATRAIR OS MELHORES TALENTOS DE TI
  • 18:12 6 ERROS MAIS COMUNS NO PROCESSO SELETIVO
  • 14:45 7 ESTRATÉGIAS PARA AUMENTAR A ASSERTIVIDADE NA CONTRATAÇÃO
  • 17:33 SAIBA POTENCIALIZAR SEU PERFIL NO LINKEDIN

O LinkedIn é uma ferramenta importante para quem busca novas oportunidades profissionais. Você pode fazer contatos, conhecer pessoas de diferentes empresas e também adquirir conhecimentos. Mas como conseguir se destacar nessa multidão de profissionais? Nós vamos lhe ajudar com alguns pontos que podem potencializar o seu perfil nesta rede.

1- A foto ideal

Parece básico, mas muita gente ainda falha na escolha da foto do perfil. É importante usar uma foto mais atual, que represente realmente quem você é naquele momento. O ideal é que o fundo seja neutro e que ela tenha boa iluminação e nitidez. Essa imagem deve transmitir profissionalismo, então, nada de aproveitar a mesma foto descontraída que você usa em outras redes sociais, que aqui pode não funcionar a seu favor.

2- Título do perfil

Avalie com cuidado como quer se definir no título, para que ele demonstre da melhor forma o que você faz e como quer ser encontrado em uma busca. Afinal, o título é um dos elementos mais importantes para chamar a atenção dos recrutadores e outros interessados para o seu perfil. Você pode incluir aquilo que faz atualmente, mas também algo que pretenda fazer.

3- Faça um resumo atrativo

É aqui que você vai gerar a primeira impressão. Aproveite para mostrar sua trajetória, quem você é e como é sua personalidade. Mostre sua jornada de carreira, quais são suas habilidades, suas contribuições e, principalmente, seus diferenciais, para chamar a atenção do público que quer atingir.

4- Inclua palavras-chave

Pense em como você poderia ser encontrado em uma busca para uma nova posição e inclua essas palavras tanto no título como no resumo. Isso ajuda a aumentar a visibilidade do seu perfil e fica mais fácil ser visto pelas pessoas que estão procurando alguém com as suas características. Pesquise descrições de anúncios de vagas e veja as palavras que são usadas ali em posições de seu interesse e tente aplicar esses termos no seu perfil.

5- Torne o seu perfil público

Não esqueça de escolher essa opção nas configurações de privacidade para deixar seu perfil acessível para um público mais amplo e um maior número de oportunidades. Além disso, também é interessante personalizar sua própria URL para se diferenciar dos demais. Você pode usar seu nome e algo relacionado ao seu trabalho ou alguma mensagem específica que lhe identifique melhor.

LinkedIn também é rede social

Não esqueça que LinkedIn também é considerada uma rede social. É claro que o foco é profissional, mas as interações precisam existir para que você se destaque nessa plataforma.

Participe de grupos, discussões relacionadas à sua área, comente postagens, compartilhe conteúdos que considere relevantes e troque mensagens com outros profissionais. 

Escreva recomendações para pessoas com quem você trabalhou e realmente considera bons profissionais. Assim, você também consegue que outras pessoas lhe recomendem.

Faça tudo com verdade e mantenha sua credibilidade. Nada de inventar habilidades que não tem ou ações que não fez. Seu perfil tem que mostrar a sua real marca profissional, para que os demais usuários da rede interajam com você com confiança.

Para finalizar, lembre-se que essa marca profissional é construída com persistência e constância. Não deixe para fazer suas ações no LinkedIn só quando sobra algum tempo. Sistematize suas publicações e interações e use a ferramenta ao máximo a seu favor como um componente do dia a dia de trabalho.

Quer alavancar ainda mais a sua carreira? Acesse as redes sociais da KeepTalent.

LinkedIn Facebook Instagram Blog

Paulo Sérgio de Souza CorrêaPaulo Sérgio de Souza Corrêa

RELATED ARTICLES
LEAVE A COMMENT