26 de maio de 2022
  • 14:32 BIG QUIT: O MOVIMENTO DA DEMISSÃO VOLUNTÁRIA
  • 14:41 COMO ATRAIR OS MELHORES TALENTOS DE TI
  • 18:12 6 ERROS MAIS COMUNS NO PROCESSO SELETIVO
  • 14:45 7 ESTRATÉGIAS PARA AUMENTAR A ASSERTIVIDADE NA CONTRATAÇÃO
  • 17:33 SAIBA POTENCIALIZAR SEU PERFIL NO LINKEDIN

Cada vez mais as empresas tem valorizado e estimulado o trabalho voluntário, algumas inclusive liberam parte das horas semanais de seus colaboradores  para a realização destas ações.

O trabalho voluntário pode ser uma bela experiência para a sua carreira e ainda por cima ajudar você a se posicionar melhor como candidato. Você pode destacar suas ações no seu currículo e apresentá-las em sua entrevista de emprego.

O trabalho voluntário pode lhe trazer valiosos aprendizados de carreira:

1 – Atuar como voluntário fará você conhecer muitas pessoas novas e novas fontes de contato, expandindo sua networking.

2 – Você conviverá com pessoas e situações muito diferentes das quais está habituado no seu trabalho ou escola e isto vai proporcionar experiências bem interessantes, diversas  e muito enriquecedoras das quais cito:  como desenvolver o trabalho em equipe, como liderar pessoas e projetos, como atuar em situações adversas onde os recursos são escassos,  como melhorar sua comunicação e empatia aprendendo a ouvir melhor outro e ouvir a si mesmo.

3 – Além disto, desenvolver uma atividade sem remuneração fará você se engajar mais no propósito e isto expande seu pensamento na carreira e na visão do mundo,  pois trará sentido a sua atividade, o que vai seguramente refletir no seu amadurecimento profissional e pessoal.

4 – Por fim, saber que você deixou o mundo um pouco melhor com suas ações dá uma sensação de pertencimento e uma satisfação que só quem vive o voluntariado consegue perceber e sentir lá dentro do coração.

Oportunidades para ser voluntário é o que não faltam. Procure analisar  o que você acha que tem de dom para doar a sociedade, identifique o que gosta de fazer, onde pode ser útil e no  e quer contribuir e vá em busca destas experiências.

“Quando o bichinho do voluntariado nos morde a gente não para mais. É contagiante pode participar e deixar um pouco de você para a sociedade. Eu realmente melhorei muito a minha empatia, assertividade e liderança através dos aprendizados que obtive e obtenho no voluntariado. Estou sempre aprendendo coisas novas e conhecendo pessoas maravilhosas”

Vanessa Venceslao é sócia da Keeptalent e atua como voluntária no  Grupo Trapamédicos desde 2010 sendo hoje a Presidente da entidade. Antes atuou como voluntária na ABRH- Blumenau.

Paulo Sérgio de Souza CorrêaPaulo Sérgio de Souza Corrêa

RELATED ARTICLES
LEAVE A COMMENT